31 de mar. de 2011

Divulgados os croquis dos trajes oficiais

Estilista Juan Isasa
Nesta semana foram divulgados os croquis (esboços) dos vestidos das soberanas da 10ª Kolonie Hartz Fest, que acontece de 01 a 10 de julho em Nova Hartz. Os desenhos foram feitos pelo estilista Juan Isasa.

Segundo Juan, o design dos trajes sempre é idealizado levando em consideração diversos fatores. Para este ano, as mais novas tendências do mundo da moda foram a grande inspiração. “A intenção foi algo a ver com tendências de moda e aí entraram a cor nude, rosa quartzo, rubi, etc. Depois, em função do uso muito frequente das roupas, e considerando o nosso clima instável – é frio, chuva, mau tempo, idas e vindas em diversos lugares que nem sempre são salões de festas – houve uma mudança de cores que, sem deixar de serem atuais, são mais práticas como, por exemplo, a cor coral e turquesa”, conta.

Depois de um tour fashion, Juan voltou os olhos para Nova Hartz e seu pujante pólo calçadista, que também não podia ficar de fora. “Este ano fizemos um detalhe diferente nos abrigos das soberanas, é a utilização de couro, sendo que a cidade é um forte pólo do setor calçadista”.

Juan começou a desenhar os vestidos das soberanas da Kolonie Hartz Fest já na 2ª edição da festa, que aconteceu em 2003. Para ele, estes anos de trabalho o deixou com um vínculo forte com a cidade. “É um grande prazer trabalhar para esse município porque me sinto amigo dessa cidade e espero que tudo dê certo na festa”. Além de Nova Hartz, Juan já trabalhou em festas de, pelas contas dele, 47 municípios.

Ao longo dos anos ele adquiriu um grande arquivo detalhado, com todas as festas que participou. “Eu não costumava guardar todo esse arquivo, mas senti a necessidade de fazê-lo, em função da grande quantidade de pessoas que me procuravam para terem assessorias. Foi aí que fiquei com um grande arquivo, com fotos de jornais, fotos de soberanas de vários municípios”.

O arquivo que Juan fala, deve ser realmente muito rico, pois começou a trabalhar com moda em 1967 em uma “maison” de alta costura, em Montevidéu no Uruguai. E foi trabalhando que Juan desenvolveu o seu dom. “Sou autodidata, porque na época não existia escola de moda”. Já no Brasil, começou trabalhando na área de arquitetura, que viria a ser sua formação profissional. E entre 1974 e 1975, decidiu ir atrás do que mais o atraíra, desenhar roupas.

Para deleite da comunidade de Nova Hartz, atualmente ele colabora com a festa do município, em um trabalho magnífico nos desenhos dos vestidos das soberanas. Para Juan, a definição do traje de uma soberana “é como criar uma coleção inteira de uma temporada”.

E para que tudo dê certo, é necessário o trabalho de uma costureira de mão cheia. E aí é que entra a Maria Helena Ferreira Rechnmacher, que teve o seu trabalho, e/ou arte de coser, contados aqui no blog em um post em fevereiro deste ano. “Não conheço ela pessoalmente, mas me agrada muito o seu trabalho, porque consegue facilmente captar a ideia do que criei, ela tem um trabalho singular e que junto com o meu amigo Joel conseguem fazer muita coisa bonita”.

E aí entra o trabalho do Joel Hartz, fundamental em todo o processo de preparação das soberanas, definição de trajes, coroas e adereços, sem contar a decoração do Baile de Escolha das Soberanas e da Kolonie. “Ele é muito inteligente e consegue com o meu descritivo e as minhas explicações, passar para ela todas as diretrizes certas”.

Agora é esperar para ver. No sábado, dia 26, o Joel foi para Porto Alegre comprar os tecidos, que entregou confiante, nas mãos da Maria Helena, que irá finalizar os três trajes completos no próximo mês.
Vestido da Rainha
Bolero verão da Rainha

Casaco de inverno da Rainha

Vestido das Princesas

Casaco de inverno das Princesas

Bolero de verão das Princesas