Histórico

A Kolonie Hartz Fest teve sua primeira edição em 2002, organizada com a finalidade de promover uma festa regional que preservasse os costumes e valores dos imigrantes do município. A 1ª Kolonie foi realizada em um sábado, na Praça Central, que fica na Rua Guilherme Albino Müller, no centro da cidade.

Baile da banda Brilha Som - Kolonie 2006.
Animação do público é constante na festa.
Na edição seguinte a festa escolheu suas soberanas: Gláucia Scherer, Carmine Henkel e Fabiana Kossmann e passou a ser realizada no espaço anexo ao Centro Administrativo da Prefeitura.

A 3ª Kolonie realizada em 2004 teve como soberanas: Monique Muller, Paola Scherer e Karim Wilbert, sendo novamente realizada no espaço da Prefeitura.

Na 4ª edição, a Kolonie Hartz Fest foi potencializada, e passou a contar com uma melhor estrutura para receber os visitantes. O espaço junto a Prefeitura foi reformado e foram denominados de Pavilhões de Eventos. A Kolonie teve diversas atividades paralelas, como: Feira de Indústria e Comércio, Feira da Agricultura Familiar, Rústica alusiva à festa, Encontro de veículos antigos, Palco Alternativo, Encontro da Melhor Idade e Encontro Gospel. A edição teve como soberanas, Juliana Schunck, Denise Urnau e Andréa Shunck.

Pavilhões e estrutura de lona garantem
o conforto do público
A 5ª edição trouxe como novidades a extensão da festa para dois finais de semana, a utilização de mais um pavilhão reformado e a inauguração da cozinha do Pavilhão principal onde foi servido um típico almoço colonial. As soberanas de 2006 foram: Márcia dos Santos, Graziela Pilger e Tangiara Brustolin.

A Rainha Ediana Carati e as princesas Aline Teresinha Pedroso e Thalisa Ciconeto Goerg da 6ª Kolonie Hartz Fest testemunharam a maior Kolonie de toda a história da festa. A edição do ano passado consolidou os dois finais de semana e também as atividades paralelas durante os seis do evento.

As mais de 22 mil pessoas que passaram pelos espaços da festa e a qualidade das bandas e a aposta na diversificação da programação com atrações para todos os gostos foram muito elogiadas pelo público que se encantou com os shows e bailes que foram desde as tradicionais bandinhas típicas alemãs, shows de rock, bandas de baile, dj`s e música gaúcha. Tudo isso em dois palcos com amplo espaço para dançar e se divertir.

1º Encontro de Jipes de Nova Hartz: uma das novidades
da 6ª Kolonie trouxe mais de 70 jipeiros para o município
As novidades da 6ª edição do evento foram a 1ª Kolonie Infantil com a apresentação do Rebelde Cover que animou, em dois turnos, cerca de dois mil alunos das redes estadual e municipal de ensino fundamental. O 1º Encontro de Jipes de Nova Hartz que trouxe mais de 70 jipeiros para o município, vindos de várias cidades do estado, o jogo festivo entre o máster do Grêmio Futebol Porto Alegrense e o Máster de Nova Hartz e a primeira edição dos jogos germânicos também foram responsáveis pelo sucesso da 6ª Kolonie.

A edição também estreou o site da Kolonie (www.kolonie.com.br) que registrou mais de quatro mil acessos e registra um pouco da história do evento.

A 8ª Kolonie Hartz Fest aconteceu nos dias 4,5,6,11,12 e 13 de julho de 2009. Durante o evento a festa atraiu o público que foi assistir atrações como: Brilha Som, Porto do Som, Banda Dublê e Banda Eccos. Um dos shows mais aguardados foi o do grupo Nenhum de Nós que superou as expectativas e levou milhares de pessoas aos pavilhões. Outra atração dentro da Kolonie foi o “Roteiro Cultural Rota D’ água” que teve como objetivo divulgar o patrimônio histórico, cultural e natural do município.


1º desfile de imigrantes emociona visitantes
A 9ª Kolonie Hartz Fest trouxe muitas atrações para os moradores de Nova Hartz. A programação contou com shows dos Papas da Língua, Banda Passarela, Banda Cosmos, Claus e Vanessa e muito mais. A maior festa da cidade aconteceu nos pavilhões de eventos da prefeitura municipal de 2 a 11 de julho de 2010. A Kolonie ainda teve outras atrações como: 6ª Rústica, 3º Moto Trilha Kolonie Infantil e desfiles que relembram os primeiros imigrantes e que foram realizadas durante todo o evento. A 9ª Kolonie Hartz Fest teve como rainha: Greici Natali Wirth, 1ª Princesa, Fernanda Maciel Duarte, e 2ª Princesa, Jéssica Blazek.

A 10ª Kolonie Hartz Fest aconteceu de 1º a 10 de julho de 2011.  Entre as novidades, o endereço virtual da festa, que deixou de ser SITE para ser BLOG! A Rainha - Andriéli Arnold e as princesas Tatieli  Monise Hartz e Jovita  Grassi Saraiva. Neste ano aconteceu o Encontro da Melhor Idade, a criação do Palco Típico, Mercosul, Cachorro Grande, Sétimo Sentido. Também aconteceu a 7ª Rústica, 4º Moto Trilha, Roteiro Cultural Roda D’água, a  Kolonie Infantil e o desfile que faz uma homenagem aos colonizadores da cidade, além  da noite Gospel, e o Culto Ecumênico.

No Palco Alternativo as bandas que estão iniciando e mostraram seu trabalho apadrinhados pela lenda do rock, Alemão Ronaldo. A grande sensação da festa foi o show da dupla de sertanejo universitário, Hugo e Tiago.

Outra novidade foi a  1ª Edição do Concurso de Vitrines, que premiou as vitrines do comércio da cidade que melhor expressaram o espírito da Kolonie Hartz Fest.

A 11º  Kolonie Hartz Fest que ocorre esta ano, com a corte formada pela rainha Franciele Roulin Negreiros e princesas Raquel Schnorr Alano, Vanessa Menezes Movius, traz uma programação bem diversificada, atendendo a todos os gostos, sem deixar de marcar elementos tradicionais da história da formação da cidade, como as bandas típicas alemãs, a gastronomia e a dança. O grande destaque está no show nacional com a dupla de sertanejo universitário Léo & Júnior e também a dupla Lucas & Felipe, além de bandas como Porto do Som, Portal da Serra, Acústicos e Valvulados, Banda GDO do Forró, San Francisco, entre outras. Nesta edição teremos 8ª Rústica, 5º Moto Trilha, o já tradicional Roteiro Cultural Roda D’água, a Kolonie Infantil e o desfile em homenagem aos colonizadores da cidade. A Feira da Indústria e Comércio, o Encontro da Melhor Idade, Noite Gospel, Culto Ecumênico, Encontro de Corais e Concurso de Camisetas. continuam fazendo parte da programação e atraindo moradores e visitantes. Em função do sucesso da 1ª edição, neste ano teremos a 2ª edição do Concurso de Vitrines. Novidades também estarão completando este evento como a primeira edição da Trilha Caminhos da Ecologia, no Parque Natural da Cascata e a 1ª edição da Kolonie APAE Fest, com encontro das APAEs de Nova Hartz e Região.

É, Nova Hartz e região na maior expectativa .