4 de jul. de 2014

Kolonie Hartz Fest: Como no tempo de nossas bisavós

O lambe-lambe está de volta, porém em uma versão mais moderna, uma vez que a fotografia com máquinas analógicas foi superada pelo modernismo da era digital. No tempo das nossas bisavós, lá pelo final do século 19, era difícil eternizar em imagem uma reunião de família e cenas do cotidiano. Imagine então, em cidades do interior!

Mas foram os precursores, à época chamados de retratistas que gravaram na memória histórica e cultural, imagens pitorescas de nossos antepassados e paisagens bucólicas. Essa é a intenção do Espaço da Fotografia Antiga que estará à disposição dos visitantes na 13ª Kolonie Hartz Fest, que acontece nos pavilhões da Prefeitura de Nova Hartz até domingo (06). Quem quiser poderá fazer fotos em família ou com amigos como no passado. “A ideia é tentar resgatar aquela época o mais próximo possível da realidade”, diz a fotógrafa Marizandra Port.


O visitante será vestido tradicionalmente como um imigrante ou colono alemão em um cenário montado que simula especificamente um ambiente de casa da época de nossas bisavós. “Consegui com uma família antiga de Nova Hartz, mesas, objetos e fotos de antepassados. Um objeto curioso do cenário é um rádio, considerado o único da cidade durante a Segunda Guerra, em que os descendentes de alemães se reuniam para saber notícias do front”, lembra Marizandra.


A programação completa da Kolonie Hartz Fest pode ser conferida em www.kolonie.com.br. A festa é uma realização da Administração Municipal e da Associação Cultural de Nova Hartz, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, e produção da Um Cultural.

Fotos: Marizandra Port