3 de mai. de 2013

Candidatas participam do Roteiro Roda D’Água

             O domingo (28/04) para as 12 candidatas à soberana da 12ª Kolonie Hartz Fest foi fantástico, com muitas aventuras e histórias no Roteiro Cultural Roda D’Água.
            Em um dia ensolarado, as garotas puderam apreciar paisagens e um pouco mais da história e patrimônio do município.  Visitaram os pontos turísticos, passando por belas paisagens naturais, que fazem um belo pano de fundo às antigas casas enxaimel e atafonas. O roteiro começou às 8h da manhã, e a primeira parada foi em frente à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), e no prédio da Prefeitura Municipal, no qual antigamente funcionava a fábrica San Izidro.

            Histórias sobre os trilhos do trem, salões de bailes e atafonas, ficaram bem marcadas, quando o roteiro seguiu ao bairro Campo Vicente, onde as candidatas viram de perto onde funcionava a estação ferroviária. O tour continuou com uma parada no Museu Histórico de Nova Hartz e logo após foi a vez de conhecer a Igreja Evangélica – IECLB, e a Igreja Padre Eterno.

            Em uma manhã cheia de surpresas, as garotas participaram também de uma trilha ecológica, que conta com caverna e cascata, na propriedade de Paulo Schnorr, onde ele e sua família recepcionaram a todos, com um delicioso almoço e histórias e costumes de sua família. “Eu sou a quinta geração, e tento manter viva e passar para vocês a cultura germânica”, disse Paulo.
            Outros locais também foram visitados como a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) do bairro Campo Pinheiro, e a atafona Brunner, onde Cliete Brunner, explicou passo a passo o funcionamento do maquinário, contando histórias antigas sobre os bons tempos no qual a renda familiar dependia das atafonas, que fabricavam a farinha de madioca. “Fugir da rotina da sala fechada, e compreender melhor a história, este é o objetivo do roteiro”, disse Elisangela Oliveira, estudante de Turismo, que acompanhou as candidatas no roteiro.
Roteiro Cultural Roda D’água - Percorre os pontos turísticos de Nova Hartz como o Museu Histórico, as atafonas, casas enxaimel, entre outros com paradas para degustação de pratos coloniais. Previsão de uma saída pela manhã e duas pela tarde, também durante os finais de semana, dias 06, 07, 13 e 14 de julho, havendo a possibilidade de mais horários de saída conforme a procura.
         Trilha Ecológica - Realizada no Parque Municipal da Cascata, a trilha tem duração de aproximadamente quatro horas e meia, e o percurso inicia na sede do Parque Municipal da Cascata até a Cascata Morro Canudos, que tem uma queda d’água de 104 metros. Está previsto um horário de saída pela manhã durante os finais de semana da Kolonie Hartz Fest, dias 06, 07, 13 e 14 de julho.

Fotos: Djenifer Iense